Quantidade de itens | 1 |
Artista/Autor | Carlo Antonio Porporati |
Técnica | Gravura sobre papel |
Assinatura | Assinatura impressa |
Data/Período estimado | Séc. XVIII/XIX |
Informação adicional | «L’Epagneul Chéri» de Carlo Antonio Porporati (1741 – 1816) aprés Jean Baptiste Greeze Rara gravura original em papel «laid» com marca d'água evidente. Placa 480 x 352 mm., Mancha 450 x 317 mm. Muito boa impressão com pequenas manchas quase imperceptíveis. CARLO ANTONIO PORPORATI (Turim, 1741 - 1816), além de seu domínio incomparável na técnica da gravura, o artista deve a sua fama também e sobretudo ao sentimento e personalidade que incutiu nas suas obras, interpretações vivas e inteligentes, inclusive com alguma liberdade relativamente aos modelos que, até aquela data, eram apenas traduções frias e impassíveis de pinturas de mestres. Viveu em Paris entre 1768 e 1773, onde se dedicou ao estudo do ofício; visitando as coleções de gravuras e os ateliês dos gravadores mais famosos e frequentando a oficina de Juste Chevillet (1729-1802) até se tornar ele próprio um especialista em gravura. Durante uma breve estada em Turim, como homenagem de gratidão ao seu benfeitor gravou o retrato do rei, interpretando um desenho do pintor Dupra e pelo qual obteve um generoso prémio, aumento de salário e liberdade para se dedicar ao buril. De volta a Paris, frequentou a escola de Jacques Firmin Beauvarlet (1731-1797), estabelecendo uma grande amizade com o famoso pintor Jean Baptiste Greuze, de quem gravou a sua obra " L’Epagneul chéri" que causou grande admiração pelo talha magistral e pela extraordinária riqueza dos meios e que se coloca aqui à disposição. O próprio Longhi o apontava como um modelo para os gravadores pela "precisão, limpeza do corte, fusão e transparência das tintas, harmonia do claro-escuro, equilíbrio do artifício e constância de estilo» (G. Longhi. Intaglio, Milão, 1830). Foi nomeado gravador e conservador de gravuras do rei e criou uma escola em Turim. Em 1793 mudou-se para Nápoles a pedido de Vittorio Amadeo III para fundar uma escola de gravura. Ao regressar, em 1797, foi nomeado chefe da galeria de Belas Artes de Turim, cidade onde viveria até à sua morte em 1816. |
Dimensões | 48(alt.) x 35,2(larg.) cm |
Estado de conservação | Com pequenas manchas quase impercetíveis |
Gestor de Catalogação |
Catarina Graça
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Chegou ao fim do histórico.