x

FAQ'S

Posso obter uma opinião informal sobre o valor das minhas peças?
Sim, sempre que possível, dar-lhe-emos a nossa opinião informal, sem custos, sobre as estimativas das suas peças. Esse serviço poderá ser solicitado por uma das seguintes formas:
Por email – Por esta via poderá enviar-nos fotografias da(s) peça(s), com referência à dimensão de cada uma, bem como a outras informações que sejam relevantes para complementar a nossa opinião. Importa saber que as estimativas atribuídas com base em análise fotográfica, poderão alterar-se após observação física das peças.
Pessoalmente – Poderá trazer a(s)sua(s) peça(s) ao nosso escritório, para observação direta. Desta forma, teremos a oportunidade de, com maior segurança, atribuirmos as estimativas adequadas para uma eventual venda em leilão.
 
E se eu necessitar de uma avaliação formal, completa?
A ARTBID também fornece esse serviço. As avaliações formais só poderão ser executadas na presença física das peças a avaliar, sendo cobrada uma comissão de avaliação, de acordo com o Preçário em vigor. No caso da avaliação se verificar fora das instalações da ARTBID, poderá ser necessário orçamentar, adicionalmente, a deslocação e estadia do(s) avaliador(res).

Pretendo avaliar as minhas peças, mas não quero vender em leilão. O que deverei fazer? 
Se necessita de uma avaliação das suas peças, nomeadamente para efeitos de partilhas ou de seguro, deverá agendar uma visita às nossas instalações, trazendo a(s) peça(s) que pretende avaliar. A ARTBID entregar-lhe-á uma avaliação escrita, com a catalogação detalhada, bem como com as estimativas de cada um dos itens avaliados. Esta avaliação tem um custo que poderá consultar neste mesmo site, em Preçário.
 
Após a avaliação decidi vender em leilão através da ARTBID. O que preciso de fazer?
Depois de ter a nossa opinião sobre os valores / estimativas para as suas peças, a ARTBID elaborará um contrato de venda para esse efeito e as peças serão imediatamente fotografadas e catalogadas, para uma rápida colocação em leilão.
 
Que custos terei se vender em leilão?
Uma vez que decidiu vender em leilão, o custo da avaliação não será cobrado, salvo se a mesma envolver deslocações de colaboradores da ARTBID, que impliquem estadias fora de Lisboa. Ser-lhe-á cobrada uma comissão, que incidirá exclusivamente sobre o valor das peças vendidas, a contratar antes do leilão.

A peça ou peças que pretendo avaliar não permitem um transporte fácil. Como podem avaliar essas peças?
Neste caso, numa primeira fase, poderá enviar um email com as fotografias das peças, informando a ARTBID sobre as dimensões de cada uma, autor, técnica, proveniência, estado de conservação, bem como outros aspetos relevantes para a avaliação. A ARTBID poder-lhe-á dar uma opinião informal quanto às estimativas. A ARTBID poderá ainda deslocar um elemento, ou uma equipa, ao local onde se encontram as peças para efectuar a avaliação. Neste caso, a avaliação e deslocação poderão estar sujeitas a custos.
 
Como poderei transportar as minhas peças para as instalações da ARTBID?
Poderemos aconselhar um ou mais transportadores, que apresentarão orçamentos para a execução desse transporte. O pagamento desse serviço correrá por conta do proprietário das peças e será pago diretamente ao transportador.
 
As minhas peças foram vendidas. Quando recebo o pagamento devido pela venda das mesmas?
No caso da venda se ter verificado e da ARTBID ter recebido o valor total da venda por parte do(s) comprador(es), o pagamento será efetuado por transferência bancária ou cheque, até 10 dias úteis a contar da data de fecho do leilão, de acordo com os Termos e Condições da ARTBID.
 
E se alguma peça não for vendida em leilão por falta de interessados?
As peças não vendidas serão repostas num futuro leilão, de acordo com os critérios da ARTBID, com um valor de reserva 30% abaixo do valor da reserva anterior ou, em alternativa, deverão ser levantadas pelo vendedor, ou alguém mandatado para esse efeito, no prazo máximo de 10 dias úteis após a data de fecho do leilão.

Como posso licitar um ou mais lotes na ARTBID?
É muito simples! A ARTBID realiza os seus leilões online, pelo que, o primeiro passo será registar-se no site www.artbid.pt. Logo após desse registo, estará apto(a) a licitar qualquer lote, bastando, para isso, seguir os passos solicitados no site.
 
Antes de licitar posso ver as peças fisicamente?
Sim. Poderá deslocar-se às nossas instalações, em qualquer dia útil, no horário de expediente. Pode ainda solicitar um Condition Report da peça ou peças que pretende licitar, para que, mais detalhadamente, o possamos informar sobre o estado de cada lote.
 
Que vantagens tenho se comprar em leilão?
Nos leilões de arte e antiguidades é frequente encontrar uma grande variedade de objetos originais, antigos e contemporâneos, como por exemplo jóias, relógios, mobiliário, porcelanas, pratas, esculturas, livros, pintura, gravuras, serigrafias, fotografias, brinquedos, têxteis, marfins, entre muitos outros, habitualmente a preços atrativos.
 
Os leilões da ARTBID são exclusivamente online?
Sim. A ARTBID realiza exclusivamente leilões online, pelo que, cada leilão estará disponível para licitar durante um período aproximado de uma semana. Todos os leilões online encontram-se disponíveis no site www.artbid.pt, em Leilões em Curso.
 
A ARTBID realiza leilões todos os dias?
Praticamente todos os dias. Uma das inovações da ARTBID passa exatamente por disponibilizar leilões frequentes aos seus clientes, cada leilão com 10 a 20 lotes, aproximadamente.
 
Fui o vencedor de uma licitação. Como posso saber qual a quantia final que terei de pagar?
O valor final da sua compra obtém-se através da soma do valor da venda de peça que comprou, acrescido da comissão de comprador de 15% (acresce IVA à taxa legal). Após a licitação vencedora, ser-lhe-á enviado um email com o relatório das suas compras, no qual estará explícito o valor a total a pagar e os meios de pagamento disponíveis.
 
Quando devo e como posso pagar as peças que comprei?
O pagamento deverá ser efectuado logo após o fecho do leilão, assim que receber, por email, o relatório com os valores totais a liquidar. O pagamento poderá ser efetuado por Referência Multibanco, Cheque, Transferência Bancária, ou Numerário. Se optar por Transferência Bancária, utilize as seguintes coordenadas:
Beneficiário: ARTBID, Lda.
Banco: Banco BPI
NIB: 0010 0000 51247640001 35
IBAN: PT50 0010 0000 51247640001 35
Swift Code: B B P I P T P L

Quanto tempo tenho para levantar os objetos que comprei?
Os objetos deverão ser levantados no prazo máximo de 8 dias úteis após a data de fecho do leilão no qual adquiriu os objetos. Findo este prazo, a ARTBID reserva-se o direito de cobrar armazenagem, de acordo com o preçário em vigor.
 
Como devo proceder para levantar os objetos que comprei?
Após o pagamento das suas compras e confirmação da boa quitação desse pagamento por parte da ARTBID, deverá levantar os objectos nas nossas instalações ou solicitar ao seu transportador para o fazer. Se pretender, poderemos facultar-lhe os contactos de um ou mais transportadores para esse efeito.

Aconselhamos a leitura dos Termos e Condições da ARTBID, nos quais encontrará, mais detalhadamente, as regras que regulam a atividade da empresa.